Campanha do Agasalho 2009

29 janeiro, 2009

>

OIT convoca governos a defenderem emprego no combate à crise

Para prevenir que 200 milhões de trabalhadores sejam levados à miséria, principalmente nos países em desenvolvimento, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) convocou governos a priorizarem investimentos produtivos, trabalhos formais e proteção social em resposta a crise financeira global.

“A Agenda para o Trabalho Decente é um importante pilar político para se combater a crise global”, disse o Diretor Geral da OIT, Juan Somavia, por ocasião do lançamento do Relatório Anual da Tendência Global do Emprego (GET), que completou: “A priorização do emprego no planejamento econômico, por meio da Agenda do Trabalho Decente, é a chave para o desenvolvimento”.

Somavia convocou o G-20 para que, em seu próximo encontro, marcado para o dia 2 de abril em Londres (Reino Unido), concorde urgentemente em priorizar, junto às questões financeiras, medidas para a geração de empregos e de proteção social para os trabalhadores. Segundo Somavia, o diálogo entre empregados, sindicatos, e empresas deve ter papel central nos planos de comabte à crise financeira.

De acordo com o relatório da OIT, baseado na evolução do mercado de trabalho, se os esforços de recuperação não forem eficientes, o número de desempregados pode chegar a mais de 50 milhões do que foi em 2007. Além disso, a quantidade de trabalhadores pobres, isto é, que ganham menos de dois dólares por dia, pode crescer para 1,4 bilhão, o equivalente a 45% dos trabalhadores no mundo.
Algumas medidas políticas recomendadas pela OIT estão sendo aplicadas por muitos governos, incluindo maior cobertura para quem recebe seguro desemprego e realocações em casos de haver trabalhadores em excesso. Investimento público em infra-estrutura, alojamentos e empregos sustentáveis, além de apoio a pequenas e médias empresas estão entre as recomendações da OIT respeitadas pelos países. 

Última Atualização ( quinta, 29 de janeiro de 2009 )

Fonte: UNIC RIO

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL comente utilizando sua OPenID;
Obs: Comentários dos (as) leitores (as) não refletem as opiniões do blog.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO