Campanha do Agasalho 2009

18 novembro, 2008

>

Minc diz que Lula autorizou 3 mil vagas para fiscalização de crimes ambientais

Decreto para proteção da Mata Atlântica será assinado na sexta, afirmou. Segundo ele, governo pode criar uma autarquia para serviços florestais.

Jeferson Ribeiro

Do G1, em Brasília

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou, nesta terça-feira (18), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou a contratação de três mil novos servidores para combater crimes ambientais, especialmente na Amazônia. Segundo ele, o Instituto Chico Mendes e o Ibama contratarão duas mil pessoas, e a Polícia Federal, outras mil. Todos os agentes serão especializados em combate a crimes ambientais.

“A pedido do presidente, fizemos a modelagem e a composição com duas mil pessoas, mas todas formadas em inteligência ambiental, logística, operações ambientais, e mil novos agentes da Policia Federal para combate ao crime ambiental. Faremos concursos no início do ano para que as contratações sejam feitas ainda no primeiro semestre [de 2009]”, revelou.

No início de dezembro, o governo lançará também o primeiro Plano de Mudanças Climáticas do país. Segundo Minc, o presidente conheceu os detalhes do plano nesta terça-feira e fará uma cerimônia de lançamento no início do próximo mês.

Lula comunicou ao ministro que assinará na próxima sexta-feira (21) o decreto da Mata Atlântica, ao final da Conferência Internacional de Biocombustíveis, em São Paulo. “Esse decreto é muito importante. Demorou 15 anos para aprovar a lei da Mata Atlântica e já estava há dois anos para assinar o decreto que a regulamentava, só que o decreto nunca mais saiu. Tivemos que fazer uma negociação com todos os ministérios, porque isso é importante, porque a Mata Atlântica é o bioma mais ameaçado, e a lei é muito importante, só que, sem o decreto, a lei não é cumprida”, explicou o ministro.

O ministro também falou na criação de uma autarquia federal para cuidar do sistema florestal brasileiro. “Existem já milhões de hectares de floresta para manejo, para produção de madeira legal e certificada, porque essa é a única forma de combater a madeira ilegal. O presidente concordou com isso e agora vão ser analisados os detalhes, mas ele deu ok para criar autarquia específica para serviço florestal brasileiro até o fim do ano, se possível."

Segundo ele, a criação de uma autarquia específica para tratar do tema e o aumento de poderes do serviço gerará, entre 2008 e 2009, 36 mil empregos e 2,8 milhões de metros cúbicos de madeiras legais e certificadas.

Durante a reunião, o presidente Lula também recebeu uma cópia do licenciamento de instalação da usina hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira, em Rondônia.

Fonte: G1

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL comente utilizando sua OPenID;
Obs: Comentários dos (as) leitores (as) não refletem as opiniões do blog.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO